sexta-feira, 12 de julho de 2013

Café Tati

Já sabe a fim-de-semana...aproximam-se os dois dias mais ansiados da semana! Dias de liberdade, descontração e leveza pura! Um dos sítios que já faz parte da minha rotina Domingueira é o Café Tati por espelhar na perfeição os meus sentimentos de fim-de-semana.

Ao dobrar a esquina, em frente ao mercado da Ribeira, encontra-se o discreto Cafe Tati. Típico rés-do-chão de arcos de pedra, paredes grossas e janelas com caixilharia de ferro, rasgadas de alto a baixo.
A decoração é descontraída...peças outrora abandonadas que agora compõem a harmonia de uma confortável sala de estar/jantar...cadeiras desaparceiradas cada uma ao seu estilo...fotos antigas de outras vidas já passadas, espalham-se pelas paredes em molduras e moldurinhas...loiceiros da minha avó e da tua também....tigelas de esmalte que aqui são candeeiros...bules de chá e galheteiros que são jarras de flores...e sempre com flores frescas a dar vida a cada mesa, não fossemos nós estar às portas do mercado da Ribeira. 
A atmosfera é convidativa a uma estadia mais prolongada.


Normalmente, chamam por mim as quiches. Mas não sem antes pedir uma entrada, seja ela sopa, gaspacho, queque de tomate seco ou rissol de leitão...arrisco sempre com a confiança de saber que tudo aqui é bom. Para matar as sedes, da caminhada que aqui me traz ou do ar dos dias mais quentes, peço um jarro de limonada. Entrada e bebida, passamos à tão esperada quiche. Chega ela, baixinha, morna e saborosa — das mais saborosas que já comi. Não fiquem intimidados com os "poucos" ingredientes que lhe dão nome como "quiche de cebola", são sempre os suficientes! E a quiche não vem só, está sempre acompanhada de uma salada bem temperada.


Para os que não vejam assim as fomes do corpo e da alma satifeitas, chega um novo ponto alto da refeição: a tarte tartin de banana ou de maçã. Óptima, não há adjectivos para a descrever, adianto apenas que vem acompanhada de uma generosa bola de gelado de baunilha contrastando o sabor quente, doce e caramelizado da tarte.

Resumir o Café Tati apenas a uma refeição chega a tocar o despeitoso! São variadas as características que me fazem fã deste café:
- curto e descontraído menu — ainda assim completo desde a tosta ao prato completo, desde o brunch ao lunch, lanche e janta!— onde tudo é óptimo e servido às mais diversas horas...perfeito para a minha rotina anárquica de fim-de-semana!
- sem necessidade de reservas (talvez pelo tardar da minha hora) que me desconcertam o fim-de-semana e roubam a liberdade de não-organização temporal
- as actividades culturais diversas — sim porque já tropecei numa exposição de pintura da Universidade Sénior, onde os alunos expunham os seus esmerados trabalhos e celebravam o final de um ano de sucessos e muita diversão
- e por último os Concertos à borliù!!! Com que me deparei ontem à noite e que me mostrou uma nova faceta do meu querido Café, que agora certamente irá entrar na minha rota nocturna também!


Ideal para: dia e noite, faça frio ou faça sol
Com: só ou acompanhado (como se estivesses em casa)
Comes & bebes: comida leve, quiche e tarte tartin
Mood: weekend ou party
Coordenadas: Cais do Sodré (em frente ao Mercado da Ribeira)


Café Tati
Rua da Ribeira Nova 36
1200-479 Lisboa
213 461 279
http://cafetati.blogspot.pt
cafetatilisboa@gmail.com

horário: Terça a Domingo (11:00 à 01:00)

Sem comentários:

Enviar um comentário