segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Ginjinha

Para dar as boas-vindas ao Outono, hoje trago um sabor tipicamente Lisboeta, perfeito para aquecer qualquer dia mais fresco e não só. A ginjinha!
Vinda de Óbidos, foi em Lisboa que a encontrei totalmente inserida no quotidiano, na vida da cidade. Não é atracção turística, muito menos souvenir obrigatório, ainda assim encontra-se disponível em qualquer café ou bar. Com tanto sítio por onde escolher, hoje partilho as minhas ginjas favoritas.

A Ginjinha das Gáveas

Em pleno Bairro Alto, num minúsculo café de mesas e paredes de madeira, encontramos a típica ginja de Óbidos servida em copo de chocolate. A ginja é encorpada, de cor escura e sabor intenso que nos aquece suavemente a garganta. Caso se escolha o copo de chocolate, torna-se numa autêntica sobremesa.
Gosto da ginjinha das Gáveas não só pela qualidade da bebida, como pelo cafézinho onde a podemos adquirir. O espaço é pequeno e acolhedor, com três mesas rodeadas de pequenos bancos abraçadas pelas semi-paredes de madeira, mais acima as recordações preenchem a parede branca – a fotografia da aldeia do dono entre elas, onde ele nos mostra orgulhosamente a sua casa, colecções de notas e garrafas preenchem o resto do espaço. O atendimento é familiar e convida à conversa. A acrescentar há a televisão onde passam os jogos da bola, pormenor deveras importante para muitos dada a raridade de bons sítios onde ver o desporto rei.
Ginjinha das Gáveas
Rua das Gáveas, nº17
Coordenadas: Bairro Alto
Budget: 1,5€ ginja


A Ginjinha do Largo de São Domingos

Adoro o ambiente que aqui se vive, a mistura de raças e credos (pela proximidade ao Martim Moniz), a mistura entre locais, turistas e também alguns ébrios de profissão. Um lugar mítico, de aspecto secular, segundo consta o primeiro local a comercializar ginja em Lisboa!
Gosto porque apenas se serve ginja, um só tipo de ginja: a Espinheira! Assim, chegando ao balcão a única pergunta que se faz é "com ou sem elas?". Há também a possibilidade de comprar toda uma garrafa, para souvenir ou para beber em convívio. De copo na mão estamos em pleno Rossio, marca desta cidade, podemos abancar num dos passeios da envolvência, num banco da praça ou porque não, na própria fonte – apenas aconselhável em dias sem vento!
A ginja aqui é diferente, de trave a álcool intenso e menos encorpada que a anterior, perfeita para aquecer os dias mais frios. É indispensável visitar este marco da cidade!

Ginjinha Espinheira
Largo de S. Domingues, nº 8
Coordenadas: Rossio
Budget: 1,35€ ginja
horário: das 9h00 às 20h

Um brinde ao Outono!

Sem comentários:

Enviar um comentário