quinta-feira, 21 de novembro de 2013

A Conserveira de Lisboa

Para os nossos queremos sempre o melhor...as melhores conservas do mundo!

Sou apologista de oferecer sensações. Num mundo em que os objectos se tornaram banais, opto por oferecer experiências pois acredito ficarão num guardadas num lugar especial... Uma sensação ou experiência pode ser um sabor, um cheiro, o reavivar de uma memória, pode ser experienciada a sós ou em grupo promovendo o convívio a criação de novas memórias...uma experiência que traga um momento bom, um momento de prazer, um momento fora do comum...memorável.

Também sou fã do comércio tradicional que dá vida às nossas cidades, as caracteriza e torna pitorescas. Acho que cada vez mais devemos ter a preocupação de contribuir para que estes sítios mantenham as portas abertas e os sorrisos com que nos recebem.

Posto isto, para a primeira sugestão de Natal trago a Conserveira de Lisboa.

A Conserveira é uma loja especializada em conservas de peixe, que conta com 80 anos de experiência e três marcas próprias a Tricana, Prata do Mar e Minor.

 

A loja é lindíssima e por si só merece uma visita. As latas de mil e uma cores preenchem os armários que se estendem ao tecto. No balcão está pousado o rolo de cordel, pois aqui ainda se mantêm os embrulhos originais. Estão também pousados um exemplar de cada lata para que as meninas amavelmente nos guiem pelas diferentes possibilidades. Na parede oposta estão antigas vitrines de madeira onde se pode ver mel de diferentes flores, compotas, marmelada em tigela da avó, azeites em lata, chutneys, entre uma enorme variedade de coisas que se prolongam também elas até ao tecto...ao fundo da loja com aspecto de balcão curioso mantem-se a antiga salgadeira de atum.

Então e a experiência?

As conservas são sem dúvida uma boa aposta. Existem os mais requintados sabores, desde o polvo fumado em azeite, ao mexilhão, às ovas de sardinha ou à tradicional sardinha em escabeche. Todas as latas têm uma embalagem cuidada, com a lata envolvida em papel de aspecto vintage, o que lhes confere um aspecto de coisa única e especial. E é especial, pois as conservas portuguesas são as melhores do mundo! A acrescentar à própria embalagem, as latas são embrulhadas tradicionalmente e amarradas com cordel, podendo também escolher uma caixa de madeira ou um saco de pano como alternativa de embrulho. Todos eles giríssimos.

Porque não um kit de conservas com uma garrafa de vinho, com a sugestão de um petisco especial à lareira?

Para os fãs de música portuguesa e/ou coleccionadores há agora uma edição limitada a "Música com lata", em que artistas portugueses escolhem a sua conserva predilecta e reeditam a sua embalagem.

Para quem não é fã de conservas pode sempre ir para uma das opções da gigante vitrine. No ano passado ofereci ao meu tio bombons de figo, figos secos envoltos em chocolate, um dos doces preferidos da sua infância.

 

Vai uma visita?

 

Conserveira de Lisboa

Rua dos Bacalhoeiros, 34 (Baixa)

1100-071 Lisboa

218864009

info@conserveiradelisboa.pt

www.conserveiradelisboa.pt

facebook

horário: Segunda a Sábado das 9h00 às 19h00

 

Sem comentários:

Enviar um comentário