sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

A Vida Portuguesa

Natal que é Natal, há sempre presentes para comprar no dia 24 e uma visita obrigatória à Vida Portuguesa.

 

A Vida Portuguesa é um tesouro, é uma viagem no tempo. Aqui é fácil encontrar prendas especiais, especiais pela sua simplicidade e pela carga afectiva que contém. São memórias revividas, são experiências partilhadas, são histórias contadas sempre que se desembrulha o presente, é o convívio de Natal, a palavra de afecto. E ainda com o orgulho de estarmos a contribuir para Portugal, com a ajuda da Catarina Portas que tanto tem feito por reavivar aquilo que temos de melhor. A nossa marca, o nosso Portugal.

A própria visita a cada uma das lojas é uma experiência por si só. E foi com muita expectativa que visitei a mais recente loja no Largo do Intendente, nos antigos armazéns da fábrica Viúva de Lamego, onde até se pode comprar um coreto!

Um corredor de luz guia-nos até à entrada de portadas de vidro, onde um bando de andorinhas Bordallo Pinheiro nos aguarda preenchendo os céus interiores e indicando o caminho. À esquerda as hortas caseiras, à frente um mundo de cores encaixilhado por madeiras polidas pelo tempo.

Os pormenores ricos da construção antiga foram mantidos: o chão de tábua corrida, as grandes janelas de ferro, os azulejos, e todos os novos pormenores antigos acrescentados, como o são todos os balcões, estantes e armários vindos dos mais diversos recantos do país.

Percorro as prateleiras com o arco-íris de sabonetes e perco-me por entre cheiros e embalagens, ofereço às avós cremes dignos de uma rainha, da rainha Dona Amélia, revivo os sabores da infância nos chocolates da Regina, provo os sabores da infância de outras gerações e rendo-me aos bombons Imperador Avianense e ao refresco de Capilé. A mesa ganha nova vida com as loiças Bordallo Pinheiro – quem não se recorda dos pratos-couve na mesa das avós, e deliciosos sabores com as conservas, azeites e bebidas tradicionais.

 

O espaço amplo desta loja permite voos mais altos, aqui vendem-se fogões a lenha e banheiras de pés. Há também um canto dedicado aos mais pequenos, com tambores, piões, carrinhos de lata,...não resisti ao tabuleiro de basquetebol e lá tentei um cesto premindo o 6 com confiança. Subindo as escadas temos o balcão das tecelagens, empilhadas recriam padrões únicos de riscas que sobem aos tectos, também se podem comprar os novelos para os mais habilidosos.

 

As lojas merecem uma visita com tempo para poder apreciar cada um dos objectos, apenas levanto um pouco o véu para despertar a vossa curiosidade, pois uma descrição integral é impossível...

Terminei a visita com um chocolate Regina, tentei a minha sorte mas ainda não foi desta que saiu a bola dourada...quem sabe para o ano...

 

 

A Vida Portuguesa

Largo do Intendente 23 / Rua Anchieta 11 (Chiado)

213465073

www.avidaportuguesa.com

facebook

horário: Segunda a Sábado das 10h às 20h

 

Sem comentários:

Enviar um comentário