segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Garrafeira Nacional

No Natal gostamos de oferecer aquilo que há de melhor, e sendo portugueses, no cabaz de Natal não podem faltar os nossos maravilhosos vinhos.


Já aqui tinha dado o mote de aproveitar as compras de Natal para visitar o nosso comércio tradicional, desfrutando das ruas iluminadas e impulsionando o que mais caracteriza a nossa cidade. No último post, falei-vos da Conserveira de Lisboa, com a sugestão de oferecer um petisco gourmet à lareira, para acompanhar umas boas ovas de sardinha ou uns mexilhões fumados, nada como um bom vinho português. Assim, depois da visita à Rua dos Bacalhoeiros, vamos até à Rua de Santa Justa.

Nos últimos anos tornou-se tradição Natalícia, a minha visita à Garrafeira Nacional, seja por um vinho especial para o tio ou um whisky ou aguardente velha para o mais amado, acabo sempre por ir lá parar. Adoro sentir-me numa garrafeira, olhar em redor e ver-me rodeada de garrafas. Paredes preenchidas de alto a baixo, por garrafas de diversas cores, feitios, origens e idades. Corredores, montras e vitrines exibindo garrafas temáticas ou autênticos tesouros dada a sua raridade. Aqui há de tudo um pouco.



Já fui aos whiskys, aos Cognacs e às aguardentes, a escolha é sempre infindável e para escapar à tentação de escolher a garrafa mais bonita – como mulher que sou e não apreciadora de bebidas fortes, peço sempre conselho a um dos simpáticos e prestáveis empregados ou porque não a um outro cliente conversador que por ali ande – sim, que o comércio tradicional tem destas coisas, a sua familiaridade aproxima pessoas. Foi assim que, enquanto fotografava o museu da Garrafeira onde está guardada uma colecção especial de vinhos do Porto, vinhos da Madeira e vinhos Franceses, um cliente me chamou a atenção para um que poderia ser uma prenda especial, um Petrus de 1987. Segundo ele, este vinho tem uma história caricata: consta que três banqueiros do Barclays (se bem me recordo) foram jantar em trabalho e pediram três garrafas do tal Petrus, cada uma com um simbólico valor de mil e muitos euros, como resultado de tal despesa, o jantar saiu mais caro do que contavam pois acabaram despedidos...


Em período natalício é de destacar também os embrulhos tradicionais, aqui não há os sacos estreitos para garrafas, aqui os embrulhos adquirem as mais diversas formas, de cilindros a paralelepípedos, todos em papel de embrulho sóbrio.


Mesmo que não tenha a quem oferecer uma garrafa, pode aproveitar e participar numa das provas de vinho ou provas de Gin. Estas realizam-se mensalmente na nova loja, a GN Cellar na "mesma" rua, e são gratuitas. Para saber as datas é só consultar a página do facebook.

P.S.: Se o frio não permitir sair de casa tem sempre a loja online.

 

Garrafeira Nacional
Rua de Santa Justa nº 18 (Baixa)

1100-485 Lisboa

218879080

info@garrafeiranacional.com

www.garrafeiranacional.com

horário: Segunda a Sábado das 9h30 às 19h30

 

GN Cellar

Rua da Conceição 20/26 (Baixa)

218852395

Info@gncellar.com

www.gncellar.com

facebook

horário: aberto todos os dias até às 21h00

 

Sem comentários:

Enviar um comentário