terça-feira, 7 de janeiro de 2014

La Crêperie da Ribeira

Para um início de dia perfeito...

França chega em mais uma das suas formas a Lisboa...já aqui havia falado do tão caseiro Le Petit Bistro e das maravilhosas baguetes da Eric Kayser, e agora chegam os crepes nas suas mais variadas formas para comer a qualquer hora do dia!
Em plena Ribeira, separada do Mercado da Ribeira pelo Jardim Dom Luis – que está agora a ser recuperado, a nova creparia está estrategicamente localizada numa das zonas mais borbulhantes da cidade. Em breve das suas amplas janelas será possível observar um belo jardim de vida crescente.
O interior de pé direito alto e chão de cimento, é acolhedor nas madeiras que o revestem, na pequenez reservada do espaço, nas românticas mesas à janela, nas mesas redondas que circundam os grupos de amigos, nas flores que dão vida a cada uma das mesas. Os pormenores simples marcam o espaço: a familiaridade do mapa que relembra a terra de origem da especialidade da casa, a lousa com o menu, a luz vermelha e quente que enaltece a gulodice dos crepes acabados de sair da chapa enquanto aguardam no balcão...

O menu é vasto nas opções de crepes, há-os doces e salgados, dos mais tradicionais a originais combinações de sabores, a massa, essa mantém a receita francesa. Aqui temos crepes para todas as alturas do dia.
Ao jantar optei por uma galette (um crepe salgado) com guacamole e camarão. A minha amiga fugiu à tentação dos queijos e enchidos que apimentam diversos crepes, e escolheu um ratatouille crepe. Os crepes salgados, seguindo a tradição da Bretanha são feitos com uma farinha especial, mais escura que o habitual, que lhes confere uma consistência mais etaladiça e um sabor a cereal torrado, a farinha de sarraceno.
Os crepes estavam óptimos e foram acompanhados de uma refrescante limonada.
Para sobremesa o irresistível bolo de maçã e canela, morno, de cheiro quente e doce. Maravilhoso! Convém partilhar ou porque não devorar a solo num chá das 5...

Desta visita ficou uma enorme vontade de regressar, a outra hora do dia para provar os crepes doces. Que melhor hora do dia que a manhã, com um maravilhoso crepe para começar bem o dia? Aceitei a sugestão do menu e fui experimentar este pequeno-almoço tão pouco comum...
Assim num Sábado de manhã, rumei ao Cais do Sodré e pedi um menu de pequeno-almoço Legèr composto por crepe, sumo de laranja e bebida quente. Pedi um capuccino, veio mesmo ao meu gosto, numa chávena que tem de ser abraçada com as duas mãos, cheio de espuma de fazer bigode coberta por cacau, muito cacau...Os crepes são ligeiros com se quer pela manhã, o vencedor foi o de mel, muito saboroso. Também havia o tradicional de açúcar e canela, o de limão e até para quem quisesse opções menos legèr o crepe com nutella. Se já tinha gostado dos crepes salgados, os crepes doce e este ritual de pequeno-almoço foram fantásticos, recomendo vivamente, especialmente seguido de uma visita ao Mercado!
Foto retirada da página do facebook da La Crêperie da Ribeira
Foto retirada da página do facebook da La Crêperie da Ribeira
Como ainda estava meia adormecida deixei a máquina em casa, mas podem sempre ver algumas fotos apetecíveis aqui.

Ideal para: qualquer hora do dia
Com: poucos e bons
Comes & bebes: crepes doces e salgados, cozinha francesa
Mood: Oui, oui Paris! , pequeno-almoço revitalizante
Coordenadas: Cais do Sodré
Budget: 4€ menu de pequeno-almoço Lèger

La Crêperie da Ribeira
Rua da Moeda 1A
1200-275 Lisboa
212431565
facebook
horário: Segunda a Sexta das 9h às 00h / Sábado das 10h às 00h / Domingo das 10h às 20h

1 comentário: