sábado, 21 de junho de 2014

Palavra de Viajante

Para viajar de corpo e alma

 

A primeira vez que li sobre esta livraria achei a ideia deliciosa: uma livraria dedicada a viagens. Fui uma vez, voltei uma segunda, uma terceira, e agora simplesmente já faz parte das minhas viagens. Posso mesmo dizer que as minhas viagens começam aqui. Sejam bem-vindos!

 

A livraria é pequena e acolhedora. As paredes enchem-se de estantes organizadas geograficamente, da América à Oceânia, terminando num pequeno café. Começo por escolher o continente, na última visita não deixei o nosso, e logo encontrei o guia da Lonely Planet pretendido: Pocket Berlim. Pequeno e eficaz, pratico para pôr em pratica um perfeito fim-de-semana prolongado. Depois, quis voar mais longe, e aí fui até à América Latina buscar inspiração. América latina em bicicleta, o percurso de Che Guevara reinventado em mil e uma formas, o velho expresso da Patagónia,… agarrei em dois ou três livros, e no guia da Lonely Planet para ajudar a materializar, as geografias, os percursos, as cores. Sentei-me numa mesinha, dei o primeiro golo de chá e assim comecei a viajar com a alma. Comecei a sonhar com a minha viagem, A Viagem, aquela que tem apenas data de ida e ponto de partida, aquela em que o tempo deixa de pesar, e seguimos ao ritmo do mundo.

 

De regresso ao continente Europeu, enquanto espero para pagar, percorro as estantes dos acessórios de viagem. Os planisférios, quero tanto um e ainda não encontrei o perfeito para mim, aqui os há de diversas cores e feitios, um em que podemos raspar os destinos experienciados. Eu quero um grande e antigo, que preencha toda uma parede. Também gosto dos de cortiça, tão portuguesa, onde podemos deixar os nossos marcos sobre a forma de alfinetes cabeçudos e coloridos.

Depois a estante com os blocos, e bloquinhos, pequenos, grandes, coloridos ou com a simplicidade da capa preta. Guias de cidades personalizáveis. Mapas desdobráveis…Um acessório prendeu-me a atenção, uma pulseira de plástico com os símbolos essenciais "casa-de-banho, hospital, comida, e por aí fora…", senti saudades das conversas de sorrisos e olhares, quando as palavras são incompatíveis. Para a próxima viagem grande vou comprar uma destas.

 

Os meus pensamentos são interrompidos pela conversa do lado "Qual é o livro que temos de ler ao ir para a Tailândia? Sabe?!...". Mesmo antes da simpática Sra da loja responder, interrompi-os, com os maus modos de uma coscuvilheira ou seria o espirito de camaradagem de viagem a vir à tona?! "Disse-me um adivinho" respondi "não é apenas sobre a Tailândia, é sobre todo o Sudeste Asiático, é giro porque é sobre um jornalista europeu que passa um ano sem viajar pelo ar à custa de um adivinho que lhe leu a sina. Para além de descrever os sítios explora também a parte supersticiosa de forma muito pragmática." Ficaram entusiasmados, a Sra da loja também recomendava, apenas acrescentou que a edição portuguesa havia esgotado. Depois do estrago feito e enquanto eles tentavam encontrar outro livro fui até à ásia tirar mais umas fotografias.

 

"Então e para onde é a viagem desta vez?", "Berlim, para um fim-de-semanazinho prolongado", "É uma cidade muito gira. Boa viagem!"

Aqui fica um cheirinho:

Não poderia deixar de referir, que também há eventos na pequena livraria que abraça o mundo, desde as apresentações de livros a tertúlias com viajantes.

 

Não deixem de lá passar, mais que não seja para viajar com a alma e beber um chá.

 

Boa viagem!

 

P.S.: Ao andarem por essas bandas podem sempre viajar até outros dois sítios maravilhosos de já vos falei. O Quiosque Holy Crepe para um crepezinho numa bela esplanada ou uma lambidela refrescante nos gelados artesanais da Nannarella, os meus preferidos ;)

 

 

Palavra de Viajante

Rua de São Bento nº 30

1200-819 Lisboa

211956340

geral@palavra-de-viajante.pt

http://palavra-de-viajante.pt/

facebook

 

horário: Ter a Qui das 10h00 às 19h00 / Sex e Sáb das 10h00 às 20h30

 

Sem comentários:

Enviar um comentário