terça-feira, 8 de julho de 2014

A Praça da Ribeira ou como a juventude diz "O Mercado"

Hábitos de fim-de-semana...

 

De há uns tempos para cá adoptei uma rotina de outras gerações para Sábado de manhã: a ida à praça!

Sendo eu bicaense, tenho a sorte de viver a paredes meias com um dos meus mercados favoritos, o Mercado da Ribeira.

Apesar da tradição dizer que a praça é boa, é pela fresca, não consigo abdicar de fazer contas com os lençóis ao Sábado de manhã. E o bom da Ribeira é que há mercado até às 14h30.

Começo com um maravilhoso e demorado pequeno-almoço na Creparia da Ribeira, que já aqui havia apresentado. O menu de eleição é o pequeno-almoço Lèger com um grande capuccino, um sumo de laranja e um crepe com mel ou açúcar e canela (4€). E a mesa, a da janela voltada para o jardim.

Chegada ao mercado, a paragem obrigatória é a banca da Elisabete para as frutas e legumes, de uma qualidade e variedade extraordinárias. Então desde que a TimeOut se mudou para o mercado, a Elisabete tem coisas das mais invulgares! Desde das cenouras roxas aos vegetais baby e a novidade mais recente os rebentos vivos.

 

No meu cesto nunca faltam os cogumelos portobello frescos, o abacate (desde que a Elisabete me deu a receita para guacamole e me ensinou a escolher abacates maduros), o tomate em cacho, cebola roxa e uma boa alface da mesma cor. Na próxima visita levarei certamente uma chicória que me deixou curiosa. Para finalizar oferecem sempre um pouco de cheiros.

Segue-se a visita à florista Alcina, na sua banca bem escondida perto da zona dos restaurantes. Aqui encontram-se flores fresquíssimas de todas as variedades, e o melhor de tudo, a preços óptimos. Tento variar as flores a cada visita, o mais complicado é sair de lá apenas com um molho. Na última visita levei um molho de margaridas (2,50€), um molho de flores de papel (3,50€) e uma ortense branca enorme (2,50€). Flores da época não faltam, tinham lezírias e pionias irresistíveis, muitos dos nomes de flores vou aprendendo com a Alcina.

 

Na semana passada, descobri a cereja no topo do bolo, a peixaria XXX. Chamou-me a atenção uma corvina de 14,5kg com um post-it a avisar "vendido". E a generalidade dos peixorros de dimensões invulgares para as comuns peixarias, apercebi-me que fornecem restaurantes. Para nós bastaram dois bifes de atum (sem ser do atum para sushi que ela disse ser bom demais para bifes de cebolada) e um parguinho para assar. O polvo fresco fica para outra ocasião, já as enguias meias vivas deixo-as ficar não vão saltar-me do saco.

 

Se saltaram o pequeno-almoço e estiverem com fome, podem sempre ir visitar o novo espaço da TimeOut (na outra metade do mercado) e aproveitar esta hora de menor confusão. Dos sítios que experimentei aconselho vivamente os croquetes macios e quentes da Croqueteria, acompanhados de uma imperial fresca e borbulhante, de preferência saboreados ao balcão.

 

Mercado da Ribeira

Coordenadas: Cais do Sodré

 

Sem comentários:

Enviar um comentário